domingo, 30 de dezembro de 2007

Boletim do PH

Agradecimentos aos militantes e colaboradores
O Partido Humanista do Brasil - PH saúda todos seus militantes, aderentes e colaboradoresneste ano que começa. Agradecemos o esforço realizado por este conjunto de pessoas que acreditam que a mudança é possível.
Dentro das aspirações dos humanistas está a legalização e a construção deste partido, fundamentado no ser humano como valor e preocupação central e na metodologia da não violência ativa.
Por tudo isto vamos declarar o ano de 2008, o "ANO DO PH"
Para todos, Paz, Força e Alegria em 2008.
Sec. Nacional de Imprensa
 
Atos de Apoio à Bolívia
Os humanistas organizaram Atos em todo o mundo para apoiar o processo de transformações que está ocorrendo na República da Bolívia. No dia 9 de novembro na Praça Kantuta, em São Paulo, manifestamos nosso apoio à Nova Assembléia Constituinte e ao governo não violento de Evo Morales. A organização deste ato foi feita conjuntamente com membros da comunidade Boliviana. Participaram diversas frentes de ação do Movimento Humanista. O próximo Ato será, também na praça Kantuta no domingo, 30/01, das 16 às 18 horas.
Denunciamos a manipulação da grande mídia, que através de seus meios de comunicação vem tratando de distorcer e falsear as informações a respeito desse processo. Denunciamos, também, a manipulação em função de defender interesses de grupos econômicos que não se vêem beneficiados com as propostas impulsionadas pelo governo de Evo Morales.
Está surgindo uma nova sensibilidade, uma busca pela integração entre os povos, que se faz mais forte nos corações e mentes das populações; um resgate e valorização das culturas e da vida humana. Uma sensibilidade que não divide mais os povos nem a própria sociedade segundo classes, facções e poderes, que anseia por uma unidade baseada no respeito à diversidade e na participação efetiva das maiorias sempre excluídas. Para nós humanistas, tudo isso esta surgindo nessa valente nação chamada República da Bolívia.
Ayaya Bolívia! Ayaya Evo e os povos indígenas da América Latina e do mundo!
 
Participe da construção do PH em 2008: construa o diretório do PH em seu município
O ideal de construção de um partido verdadeiramente humanista, não-violento e revolucionário está se tornando realidade. Há cerca de 2 anos registramos o Partido Humanista do Brasil e sua direção nacional. No ano passado, abrimos diretórios em diversos estados e agora estamos lançando nosso projeto mais audacioso. Queremos levar essa construção para centenas de municípios. Se você adere aos princípios humanistas temos um convite especial. Você pode montar um diretório do PH em seu município. As condições iniciais são as seguintes:
  • Reunir uma comissão provisória que adere aos princípios humanistas
  • Recolher e validar no mínimo 500 assinaturas de apoio para a formação do PH
  • Enviar informações sobre as atividades do diretório
Em seguida, você estará em condições de formar o diretório na sua cidade e participar de ações em seu estado. Entre em contato conosco que podemos te enviar orientações.

 
Declaração de La Paz
O processo boliviano é um exemplo para todo o continente e para o mundo. O Humanismo Universalista reconhece uma genuína correspondência com os princípios e não discriminação e não violência que animam o governo da Bolívia na hora de levar adiante seu processo revolucionário. Bolívia está mostrando um caminho de liberação e humanização para nossos povos. O Fórum Humanista Latino-americano se compromete a continuar difundindo em todo o mundo esta valiosa tentativa.
Fazemos nossa a proposta do presidente Evo Morales para incluir a renúncia à guerra como artigo constitucional em todos os países da região. Este gesto, somado a seu intento por recuperar a dignidade do povo boliviano por meio de uma metodologia de ação não violenta o fazem merecedor do Prêmio Nobel da Paz.
Na América Latina estão surgindo projetos político-sociais que priorizam o bem estar de seus povos acima da ditadura das exigência macro-econômicas. Neste sentido, a recuperação dos recursos naturais e energéticos e dos serviços básicos de água, luz e telecomunicaçõ es vai precisamente nesta direção. A retirada do CIRCI (CIADI/ISCI) por  parte do governo da Bolívia é uma medida que contribui para avançar para um melhoramento das condições de vida de seu povo e uma medida a ser implementada por outros países latino-americanos.
A resolução de conflitos históricos e o desarmamento progressivo e proporcional entre países da região são temas fundamentais para a integração latino-americana. As guerras não são iniciativas dos povos mas são de interesses econômicos que os exploram. A aspiração da Bolívia por uma saída soberana ao mar é um dos conflitos emblemáticos da região e este Fórum continuará colaborando decididamente para que este país alcance este objetivo histórico.
A respeito da questão ambiental, o Fórum considera necessário construir uma legislação regional que pare a ação depredadora do capitalismo selvagem. Os recursos naturais e energéticos são a base material da sobrevivência dos povos e asseguram seu futuro, por tanto, não podem estar abandonados à ambição do lucro. Na mesma direção, estudaremos a possibilidade de organizar um fórum internacional sobre o aquecimento global e da responsabilidade direta do capital especulativo neste alarmante fenômeno global.
A formação de Assembléias Constituintes por parte da Bolívia, Equador e Venezuela, para substituir Constituições obsoletas e anti-democráticas é um caminho a seguir pelos outros países da região.O Fórum adere à tentativa destes países em construir uma nova ordem institucional democraticamente consensuada, alcançando, por meio deste procedimento legislativo, um acordo social majoritário e sem exclusões.
Amigos e amigas: este Fórum significou um grande avanço no diálogo, na complementação e ação conjunta entre os povos de nossa região. Convocamos ao III Fórum Humanista Latino-Americano a ser realizado em 2008 em Buenos Aires (Argentina) a todas as pessoas, organizações sociais, políticas, culturais e governos que queiram trabalhar para reforçar a integração latino-americana, sob o signo da paz, da soberania e da liberdade de todos os habitantes de nossa região.

Para todos, Paz, Força e Alegria


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A Nova Constiuição é um Exemplo

ONU declara que a nova constituição Boliviana é um exemplo.

A alta comissão para os direitos humanos da Organização das Nações Unidas, através de procedimentos especiais, qualificou como exemplar para todos os povos do mundo a nova constituição política do Estado da Bolívia que garante o acesso a água e a segurança alimentar.

No dia 9 de dezembro na cidade de Oruro, a Assembléia Constituinte com mais de dois terços de votos, aprovou em detalhe e revisão, o texto da nova Carta Magna conforme estabelece a lei de ampliação da Assembléia Constituinte aprovada pelo Congresso nacional.

Após a apresentação da nova Carta Magna ao Congresso nacional, a Alta Comissão para os direitos Humanos da ONU, através de uma carta entregue no dia 14 de dezembro ao representante da Bolívia na ONU, Angélica Navarro Llanos, fez conhecer sua complacencia pelo novo texto constitucional.

Sua Excelencia: Mediante a presente quisera informar que chegou até meu conhecimento o fato de que a Assembléia Constituinte acaba de adotar a nova constituição da República da Bolívia depois de um longo processo democrático. Recebo essa notícia com grande satisfação."

"Nesta constituição o direito à alimentação e o direito a água estão implicitamente garantidos. Esta norma constituicional é exemplar para todos os povos do mundo."

Esse é o teor da carta assinada pelo relator Especial sobre o direito a Alimentação da ONU, Jean Ziegler.

O texto da nova constituição Política do Estado que consta de 411 artigos (um será aprovado no referendum dirimidor) e 12 disposições transitórias no seu artigo 16 do capítulo segundo referido aos direitos fundamentais destaca:

"I.- Toda pessoa tem direito a agua e a alimentação.

II- O Estado tem a obrigação de garantir a segurança alimentar através de uma alimentação saudável, adequada e suficiente para toda a população.

O artigo 13 destaca que "os direitos reconhecidos pela constituição são invioláveis, interdependentes, indivisíveis e progressivos. O Estado tem o dever de promovê-los, protegê-los e respeitá-los."

"Os direitos que proclamam essa constituição não serão entendidos como negação de outros direitos enunciados"

O novo texto constitucional deverá ser aprovado ou rechaçado pelo povo mediante um referendum constitucional. Se ganha o SIM, a nova Carta Magna entrará em vigência apenas seja publicada na Gazeta Oficial, mas se ganha o NÃO a atual constituição seguirá em vigencia.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ação Direta em apoio a Bolívia

 
 

Como todos sabemos, na Bolívia, vem acontecendo, a algum tempo, um processo de mudanças NÃO-VIOLENTAS E REALMENTE DEMOCRÁTICAS, bastante interessante e que vão na direção de uma transformação real, no nosso ponto de vista.

E "só pra variar" a nossa mídia vem dando a cobertura reacionária, distorcida e mentirosa de sempre,,, falando e destacando coisas do tipo que o governo na Bolívia é autoritário, dando destaque a questões do tipo de reeleição, na nova constituição do pais, e omitindo coisas como que a BOLÍVIA RENÚNCIA À GUERRA COMO FORMA DE RESOLVER CONFLITOS,,, entre várias outras coisas.

Em virtude desses acontecimentos resolvemos não ficar parados assistindo o espetáculo de mentiras da nossa mídia (sempre extremamente comprometida com os interesses da "direita") e colocaremos a mão na massa...

Estamos criando uma rede de ação entre movimentos e pessoas de apoio ao processo boliviano,,,  estamos enviando uma rede de e-mails com as informações do que realmente está contecendo lá, estamos fazendo um blog, cartazes de rua e impressos tipo panfletos e jornais para circular as informações reais (inclusive quem tiver mais alguma idéia do que pode ser feito e quizer ajudar, será bem vindo)

E Iremos realizar, nesse fim de semana, AÇÕES DIRETAS EM VÀRIOS PONTOS DA CIDADE, para manifestarmos nosso apoio, mostrando para as pessoas, que só recebem a influência dessa mídia, que existem grupos e pessoas que conhecem e apoiam os acontecimentos no pais.
 
Iremos produzir várias mascaras de stencils (técnica do graffit) com a frase:
A MIDIA MENTE: APÓIE A REVOLUÇÃO NÃO-VIOLENTA NA BOLíVIA.

E pintaremos a frase em pontos estratégicos da cidade,,, como a Av, Paulista e outros.

Então nós marcamos nesse sabado, no Tatuapé, 20hs(Rua Celso Garcia, 3770, sala 13 -- travessa com a Tuiuti) de confeccionarmos esses stencils (e precisamos de bastante pessoas para fazermos bastante mascaras)

E marcamos  no Domingo 23hs na nossa sede na Marechal Deodoro (rua Albuquerque Lins, 306 -- do lado do metro) de nos encontrarmos para pintarmos a cidade.
.

__,_._,___

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Convite Fim de Ano no Parque Caucaia - 29 de dezembro

Final de ano no Parque Caucaia!

 
Venha participar conosco de um momento descontraído para dar as boas-vindas ao Ano Novo!
A festa começará às 15h do dia 29 de dezembro, sábado, sem previsão de término. Traga um prato e/ou uma bebida para compartilhar e confira a programação logo abaixo.
 
Programação:
15h - Recepção (os adultos terão um momento para conhecer o lugar, guardar seus pertences e se enturmar.  As crianças serão levadas para participarem de atividades de recreação e contação de histórias).
16h30 - Cerimônias e Meditações
17h30 - Gincanas para crianças e atividades para os adultos
19h30 - Ceia compartilhada
21h - Luau com música
 
Como você percebeu, ainda não temos voluntários suficientes.
Não espere mais e nos ajude a fazer uma bela festa!
__,_._,___

Confraternização de fim de ano no Parque Caucaia.


Agradecimentos a todos os que organizaram, difundiram, colaboraram e participaram das muitas atividades realizadas!!!

 

Daqui também mandamos nossa melhor intenção a todos os Parques da Mensagem de Silo estabelecendo assim uma corrente muito forte de energia entre esse verdadeiros faróis do mundo! (Apresentação)

  

"Assim sinto que, paulatinamente, entrei novamente no fluxo da vida e penso que ela fluirá generosa a partir destes Parques e de nosso interior por Campos e Cidades..."(A Mensagem de Silo e o Parque) 

 

"Agradecimento e pedido, desde o mais intimo e pessoal, indo na direção de nosso mundo de relações até ao mundo que queremos" (Agradecimento e Pedido)

 

 

Fortes Abraços,

Comissão de Mensageiros

Texto de Boas Vindas da Celebração de Fim de Ano

 Queridos amigas e queridos amigos! sejam muito bem vindos!


Essa é a segunda celebração que fazemos, e é com muita alegria que novamente nos reunimos neste lugar tão especial, e como sempre com amigos novos!


Podemos dar inicio a nossa celebração, passando o olhar pelo nosso parque, esse espaço que propicia tantos encontros e tantos momentos especiais, como esse que agora estamos vivendo. Podemos ver nosso parque avançando. Quando há exatamente um ano atrás nos reunimos aqui, não tínhamos nada mais do que essa área sem cobertura e sem paredes e casinha das ferramentas. Essa casa era utilizada pelos caseiros e nosso monolito era um bambu com uma bandeira laranja, que representava toda nossa intenção.


Queremos agradecer o apoio de todos os amigos que vem participando de diferentes maneiras, colaborando para que esse projeto se concretize. Queremos agradecer a cada comissão do Parque Caucaia que faz sua contribuição impulsionando temas específicos. E queremos agradecer ao Instituto Pangéia, pois sem ele, nada disso seria possível.


Assim como estamos aqui hoje, centenas de amigos também estão celebrando o final do ano nos outros parques ao redor do mundo. Estamos conectados com os amigos do Parque La Reja e Parque Kohanoff na Argentina, com o Parque Manantiales no Chile. Também nos conectamos com todos os amigos do Parque red Bluff, nos Estados Unidos , Toledo (espanha) e Antiggliano (italia). Nossos queridos amigos de Bombay (India) e Alexandria no Egito, também estão muito presentes em nossos corações. E sobretudo nos conectamos com nosso espaço mais sagrado, O Parque Punta de Vacas, que desde a Cordilheira dos Andes irradia muita energia para essa celebração. Daqui também mandaremos nossa melhor intenção a todos esses puntos, estabelecendo assim uma corrente muito forte de energia entre esse verdadeiros faróis do mundo!


E porque estamos aqui hoje? Em muitas culturas o final do ano representa um momento de reflexão, de final de ciclo, de avaliação, ponderação e agradecimentos por tudo o que passou. É também um momento de pedir, pedir para que o novo ciclo que se inicia venha renovado, mas na verdade o que renovamos são nossas esperanças, nossa fé e nossa força interna. E bom, para isso estamos aqui hoje! Nós humanistas, construímos nossos lugares sagrados, justamente para que possamos estar fisicamente nesses espaços que propiciam o intercambio, a reflexão e o diálogo.


Portanto o que temos aqui hoje é um dia com muito tempo livre para a meditação e o contato com o nosso humano e o humano do outro. Estão propostas algumas cerimônias que nos ajudam a tomar contato com nós mesmos e com o sagrado. Teremos algumas apresentações culturais. Compartilharemos nossa comida....tomara que esse dia possa nos ajudar a encontrar dentro de nós o nosso melhor, para poder agradecer a pedir por aquilo que necessitamos realmente.

Cerimônia de Queima de Pedidos

Cerimônia realizada em Dezembro de 2007

Fotos da Construção da Sala de Caucaia

Fotos da Construção da Sala da Mensagem de Silo em Caucaia - Brasil - Tomadas em Dezembro de 2007
__,_._,___